Tive que aprender a diferença entre amor e paixão. A diferença entre momentos eternos e eternos momentos. Tive que aprender que espinhos fazem parte da flor assim como as pedras do caminho.
Fui forçado a aprender quer dor, angústia, lágrimas sempre existirão e que não vai embora caso não as sinta, elas são acumulativas e quando despenca, vem tudo de vez.
Aprendi as maravilhas de confiar em alguém. Em ter alguém do lado, em dividir projetos. criar, transformar, recriar juntos é muito mais produtivo
Aprendi que muitas das vezes que temos certeza de algo estamos errados; que muitas das vezes que nos achamos burros, já sabíamos a resposta a muito tempo; que nem sempre a maioria está certa ou justa; que a sociedade anda mal do corpo, da mente e do coração.
Tive que aprender que devemos definir prioridades e também que isso não quer dizer que eu deva esquecer as que estão no fundo da lista. Aprendi que o equilíbrio é a chave de tudo, que quando se divide ninguém permanece insatisfeito sozinho. Ou a insatisfação é de todos ou de ninguém.
Aprendi que todos os gênios foram incompreendidos e recusados; aprendi que descordar é necessário e que depois de uma boa conversa - e mentes abertas - qualquer discordância vira conhecimento para os lados envolvidos. Aprendi que falsidade existe e que temos que encara-las e se quebrar a cara, vai sarar. Aprendi que Newton nos ensinou muito mais que física, nos ensinou noções básicas da vida. Einstein também. Keplin, Aristoteles, Sócrates, Platão... também. Aprendi que tudo em excesso é ruim, inclusive água, paz e conhecimento. Aprendi que nunca saberemos de tudo e que nunca estaremos satisfeitos. Aprendi que agradecer é o mais nobres dos atos, seguido de desculpar. Aprendi que podemos sorrir para quem não sorri de volta; que mesmo que não ouça resposta ao seu Bom Dia, diga-o mesmo assim. Aprendi que errando se acerta e se nunca tentarmos nunca conseguiremos. Aprendi que dar o primeiro passo é difícil, doloroso, mas os passos a frente são mais calmos ou não. Aprendi que quando se tem sede, se bebe água; nem todos os nãos são eternos e que nem toda verdade é absoluta. Aprendi que amar é necessário e que tolos são aqueles que acham que amor se mede ou tem que esperar. Deve-se amar no primeiro contato ou até mesmo antes de se conhecer. Aprendi que o invisível pode ser letal, que a dor da espera passa, que saudade atrofia e que um abraço é mais valioso do que pedras preciosas. Aprendi muita coisa... Mas eu sei que ainda falta muito o que aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário